domingo, 13 de fevereiro de 2011

Jacaraci Ontem e Hoje ..... 130 anos de História

Influência Econômica



Jacaraci Ontem



Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem



Mercado Municipal

Antiga Quadra Poliesportiva

Vista Panorâmica aproximadamente 15 anos





Jacaraci Hoje

Praça de Eventos Gonzagão
   
Estátua do Gonzagão

Nova Praça Prisciliano Ladeia conhecida como "Praça da Feira".


Igreja Matriz  Nossa Senhora da Boa Viagem e ao fundo a sede da Prefeitura e do Banco do Brasil.

Vista Panorâmica




Localização do Município de Jacaraci

“Na faixa fronteiriça com Minas, ode se ergue a maior elevação da Bahia – o Pico das Almas ou Morro do Chapéu se estende o Município de Jacaraci, terra tradicional, pacífica, de um povo trabalhador e honesto que vive como boa gente dos cantões benditos da Suíça: ‘todos por um e um por todos’. ’’
                      Mozart David


A sua origem remonta ao povoado denominado Almas, pertencente ao município de Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité, onde, nos princípios do século XIX for erguida uma capela, que ficou como filial da freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Gentio. Foi criado o distrito em 1857, pela Lei provincial número 657, de 16 de dezembro, e o município com a denominação de Boa Viagem e Almas e território desmembrado do de Caetité, em 1880, pela Lei provincial número 1.958, de 7 de junho, ocorrendo sua instalação em 25 de abril de 1885.Em 19 de agosto de 1902 a Lei estadual número 464 deu ao município sua atual denominação de Jacaraci.
O município de Jacaraci, situado a sudoeste do estado da Bahia, na microrregião da Chapada Diamantina (Serra Geral), está totalmente incluído no Polígono das Secas.
Distante de Salvador 719 km, possui uma área total de 1.190 km². Sua economia está centrada na produção agropecuária.


Aspectos Econômicos

 

“A ocupação econômica do Sudoeste da Bahia e do vizinho norte de Minas Gerais iniciou se na transição do século XVII para o XVIII quando, simultaneamente, estabeleceram-se fazendas de gado no vale do rio São Francisco, de onde se estendeu pelos cursos dos rios Verdes, Pardo, Doce a Araçuaí.
Toparam no Alto Sertão da Bahia dois vetores de povoamento: um, baiano, subindo o rio São Francisco com a pecuária, e o outro, paulista. Ocupando os vales dos rios Verde  Grande e Pardo, transportaram seus criatórios para as sub-bacias  do Gavião, do Antônio e do São João, na Bahia.” (DAVID,1999,P.319).
A partir daí bandeirantes paulistas e fazendeiros de várias origens integraram-se nas caatingas sertanejas e confrontaram-se nas áreas de mineração.
Tanto a pecuária como a policultura, geraram produção para o próprio abastecimento e contribuíram para o comércio regional.
O município de Jacaraci destacou-se no processo agropecuário com o gado tipo “curraleiro” ou pé duro”, isso devido a sua resistência às diversidades climáticas e às precárias condições na época da seca e a falta de conhecimento de práticas de melhoria genética do gado na região.Os bois serviam com a sua força nos “carros-de-bois” e nos trabalhos de engenho, enquanto as vacas forneciam o leite. Hoje a região é composta por  rebanhos bovinos e suínos e até caprinos. Antes, só existiam os bovinos pé-duro. Depois foram sendo introduzidas as raças Zebu, Nelore, Indubrasil e o gado leiteiro( holandês). Tendo destaque no Município a raça Indubrasil e o Nelore. O leite é a matéria prima na produção do requeijão e do queijo, para o consumo e exportação para regiões vizinhas.

Apesar de sua economia está centrado na agropecuária, o município se destaca na policultura, possuindo regiões com terras férteis e propícias para a agricultura.
Houve época em que se exportavam muito cereais, muita farinha de mandioca, mas, por causa da inconstância das chuvas na região, interferiu na produção. Atualmente a maior parte da farinha de mandioca é fabricada no Povoado de Itumirirm, contando com o apoio das Cooperativas, que são estímulos para os pequenos produtores, garantindo uma renda mensal sem perder a tradição.Para complementar a renda temos a associações de bordadeiras em Vila Paiol e Criatórios de peixes em algumas regiões.

Fabricação da farinha de mandioca

Pescaria na Fazenda Tabocas

Destaca-se também no município a fabricação da cachaça. A TRANSVALINA fabricada na Fazenda Canadá, por seu antigo fabricante Mozart David (in memoriam), famosa por sua qualidade venceu um concurso de trovas do poeta Patrício Guerra.
Tendo em seu rótulo a seguinte mensagem: “A experiência me ensina, que mesmo sendo de graça, não aceite outra cachaça, que não seja TRANSVALINA”.

NUVENS AZUIS, outra aguardente muito conhecida, era fabricada na Fazenda Brejinho por Dona Josefina, nos idos de 1926 a 1931. Nos dias atuais é fabricada por Julizart David na Fazenda Canadá, continuando assim com uma tradição de 78 anos.
Não podemos esquecer também do pequi fonte geradora de renda no período de dezembro a fevereiro onde é comercializado nas feiras livres. Não é a toa que Jacaraci é conhecida como a “Terra do Pequi”.


Destaques na Administração de Jacaraci


Antônio Carlos Freire de Abreu -  Prefeito atual

 


Mozart David nasceu em 02/04/1903 e faleceu em 17/06/1993. Liderou a política no Município de Jacaraci durante 51 anos. Sempre com amor e zelo ao patrimônio público. Gestões 1928 a 1930/1930 a 1946/1951 a 1954 e de 1973 a 1976. Alguns de muitos dos seus feitos: Arborização das praças e da Matriz, Campo Esportivo, Mercado Público, Posto Médico, Prédios Escolares, Correios e Telégrafos, Serviços de alto falante entre outros.
Um grande marco do seu governo foi a realização da primeira exposição agropecuária e feira livre. Demonstrando as riquezas da nossa terra, agrícola, pastoril ou mineral.
O seu governo foi marcado por uma economia estável sem dívidas e bem sucedida.
Iomar David Domingues nasceu em Jacaraci (11/01/1917) e faleceu em Ilhéus (16/08/1998). Gestões: 1947 -1950 e 1955 – 1958. Pela falta de recursos da época não fez muitas obras, embora tenha sido bom administrador honesto e operoso. Destaques: construção do Prédio Escolar, Câmara Municipal.
Dáfnis Ladeia David - (“Date”) nasceu em Jacaraci em 04/07/1918 e faleceu em Montes Claros/MG, 16/09/1991. Gestão: 1959 – 1961. Realizações: Construção do açougue, aquisição de motor bomba para irrigação da lavoura, assistência a saúde, tentativas insistentes de consecução de recursos para minorar a seca.
Leone Baleeiro nasceu em Tauape 02/02/1921. Gestão 1962 (Mandato Tampão) em substituição ao prefeito Dáfnis Ladeia David. Realizações: Água encanada nos jardins, confecção de uma caixa d´água,assistência às vítimas da seca.
Genésio Antônio Fernandes Gestão 1971 a 1972. Realizações: Conclusão e inauguração do Fórum Augusto Gesteira, construção da ponte da Amizade, quatro salas de aula na Vila de Irundiara.
Jose Alves da Silva “Deinho” Nasceu em 04/10/1953. Gestão: 1977 a 1983. Realizações: Campo de Pouso para aviões, Teatro centenário, Postos Médicos nas Vilas de Irundiara e Paiol e povoado de São José, sistema de abastecimento de água através da Embasa, Agência do Banco do Brasil com apoio do líder político Mozart David, energia elétrica na sede através da Coelba.
Julizart Cardoso David nasceu em Jacaraci em 24/09/1925. Gestões 1963 a 1966 e 1983 a 1988. Realizações: Garajão Municipal, casa do juiz, construção de seis cemitérios no interior do município, Torre de televisão, aguadas públicas: barragens e tanques.
Mário Alves Porfírio nasceu em São José 01/06/1925. Gestão 1967 a 1970. Realizações: Construção do Mercado Municipal na Vila de Irundiara, rodovia de ligação na estrada de São José e Espigão, entre outros.
Genésio Freire de Abreu Gestão 1989 a 1992. Realizações: Criações de Leis:
 Nº 442 - de 31 março de 1989 cria secretarias na Prefeitura;
Nº 444 - de 14 de abril de 1989 institui o imposto sobre vendas a varejo de combustíveis líquidos e gasosos (IVVC)
Nº 449 – 1º de setembro de 1989 autoriza a criação da Fundação Municipal de saúde de Jacaraci (FUNSAUDE)
Hélio Xavier de Lima nasceu em Piatã/BA. Gestão 1993 a 1996. Realizações: Construção de 6  pontes,eletrificação do povoado de São José, Aquisição de ônibus para estudantes residentes distantes da escola, criação da lei  nº 023 de agosto de 1995, do conselho de alimentação escolar, Sanção da lei  n° 009 de 24 de julho de 1993, criando o Plano Municipal de habitação Popular – PLANOLAR, a Diretoria de Habitação Social e outras providências.
Evangelista Antônio Alves de Souza – “Fifia” nasceu em Jacaraci 20/05/1956. Gestão: 1997-2000 e 2001-2004. GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO. Realizações: Restauração e ampliação do posto médico de São José, restauração total da rodovia Jacaraci – São José, Construção da Praça Deputado Luiz Eduardo Magalhães, Instalação telefônica na vila de Irundiara, Pavimentação de algumas ruas, entre outros feitos.
Antônio Carlos Freire de Abreu nasceu em 20/01/1962– Gestões 2005-2008 e 2008-2011. MUDANÇA COM RESPONSABILIDADE. Com toda sua competência ele reestruturou o município, dando uma nova cara a JACARACI, com uma gestão elogiada em vários lugares, inclusive nas cidades vizinhas. Dentre as várias obras realizadas em seu mandato destacam-se: Construção da Praça de eventos, reformas das escolas, Implantação do Pólo da UAB, calçamentos, rede de esgoto, adutora, aquisição da sede da Prefeitura, etc.
A seriedade com que administra as contas públicas reflete positivamente na economia local, que por sua vez influencia na qualidade de vida da população.
A Câmara Municipal também se destaca na economia devido a excelente administração do Presidente Sebastião Dias com conquistas importantes e merecidas. Como a Casa de Apoio e República Estudantil em Vitória da Conquista. No ano de 2009 teve suas contas aprovadas na íntegra sem qualquer ressalva.





Referências:
TALENTO, Biaggio. As exceções da regra. A Tarde, salvador 29/11/2010, p.A2. Caderno Salvador & Região Metropolitana.
JACARACI. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacaraci.Acesso em 12 de fevereiro de 2011 
DAVID, Zoraide Guerra.Documentário Mozart David, 2008,  Montes Claros, Millennium, 2008.
Jacaraci - Ontem e Hoje: Historiografia 1999. Belo Horizonte: Pergaminho, 1999.